Central de Marcação

(71) 2105-6565

Dia da Saúde e Nutrição | A Importância da Alimentação Saudável

O dia nacional da saúde e da nutrição é uma data criada para incentivar os brasileiros a se lembrarem da importância da alimentação saudável para a saúde.

Diet, light, sem glúten, sem lactose, low carb entre tantas outras denominações da moda não são sinônimos de alimentação saudável. Segundo o guia alimentar para a população brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde, a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada são os alimentos in natura ou minimamente processados como os grãos, raízes, tubérculos, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes.

Tão importante quanto consumir alimentos in natura ou minimamente processados é evitar o consumo de alimentos ultraprocessados como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes, macarrão instantâneo, bebidas lácteas, misturas prontas para bolos, entre outros. Esses produtos são com frequência pobres em fibras, vitaminas e minerais e ricos em açúcares, gorduras, sódio e aditivos químicos, ou seja, nutricionalmente desbalanceados e seu consumo frequente está relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.

Além disso, para ter uma alimentação saudável é preciso comer com atenção e sempre que possível em companhia; desenvolver e partilhar habilidades culinárias; planejar o tempo para dar a alimentação o espaço que ela merece; preferir locais que sirvam as refeições feitas na hora quando comer fora de casa; ser crítico quanto às informações veiculadas em propagandas comerciais.


Para conhecer todas as recomendações do Minitério da Saúde, acesse o Guia Alimentar Para a Popolação Brasileira.


Flávia Baria - Nutricionista Grupo CAM - CLION
CRN5: 7259